Por: & Categoria: Design, Empreendedorismo.

Estamos no meio da era do conhecimento e da informação, as coisas nunca mudaram tão rápido como estão mudando. O que isso tem a ver com o tipo de site ideal para você?

Hoje em dia ter um site não é o suficiente, é necessário fazer mais, é essencial ter um site que seja útil para seu consumidor.

Por isso não vou apenas te contar quais são os tipos existentes em termos técnicos, vou te falar como fazer a escolha ideal de acordo com o seu negócio.

Opção 1 – Blog

 

Para as muitos, blog é coisa de adolescente, que serve apenas para escrever coisas do cotidiano, falar sobre livros, moda e afins.

Mas o mercado está mudando, e o conceito de blog mudou muito com o marketing de conteúdo, como expliquei no artigo sobre o assunto, os sites em estilo de blog são uma ferramenta super poderosa para atrair e fidelizar clientes. Mas afinal, o que é então o blog?

Blog tem diversas definições, mas a mais simplista define diz que “blog é um website com atualização frequente de informações relevantes para o seu público alvo”. Ou seja, o que diferencia um blog de um site institucional por exemplo, são as informações, já que um blog é atualizado com frequência, que pode ser diária, semanal, mensal e por ai vai.

Uma tendência mundial é fazer uso implícito de blogs, ou seja, criar um site no estilo de blog, porém sem dar esse nome, principalmente para dar uma ar mais profissional.

Se você é um empresário ou apenas um autônomo, essa com certeza é uma ferramenta que pode ser utilizada para promover seu negócio por meio da internet, principalmente se você já faz uso de um website institucional, que é o nosso próximo tipo.

Esse tipo de projeto ainda é muito novo no Brasil, por isso as empresas que começarem a fazer isso quanto antes, sairão na frente. Você, está esperando o que para implementar essa estratégia no seu negócio?

Veja abaixo o exemplo de sites que fazem o uso de blogs comuns (com coisas do cotidiano) e os que fazem uso de blogs para promover um produto, marca ou empresa.

Blogs comuns:

 

http://teijiart.com/

http://www.umlivroenadamais.com/

http://panelaterapia.com/

Blogs empresariais:

 

http://www.redbull.com/br/pt

http://www.hellmanns.com.br/

 

Opção 2 – Site Institucional estático

 

Esse tipo de site é muito comum no mundo empresárial, e tem como características básicas ter uma estrutura simples, com cerca de 4 a 5 páginas que falam sobre a empresa (muitas incluem o tradicional: missão, visão e valores), seus produtos ou serviços oferecidos, e informações para contato.

No site estático, as informações que estão lá são fixas, de forma permanente, portanto esse tipo de site não pode ser alterado sem um profissional da área.

A principal função do site institucional é mostrar o que a empresa é, e por consequência motivando o consumidor a se tornar um cliente. A maioria das empresas apenas segue um tipo de padrão que foi estabelecido implicitamente, e usam o site da empresa apenas para “fazer presença no mundo virtual”, sem explorar seu real potencial.

Se você tem um orçamento baixo para investimento, provavelmente essa opção será a escolhida, devido a simplicidade do site, e da relativa “desnecessidade de manutenção” para deixar o site no ar. Mas como citei no artigo sobre marketing negativo, é necessário ter cautela ao escolher a opção “mais barata”, afinal, o barato pode sair caro.

Se o seu objetivo for apenas ter um site para dizer “oi, minha empresa existe e fazemos isso”, um site institucional fixo bem estruturado pode dar conta do recado, porém se você quiser um site que diga “minha empresa existe e fazemos isso, não deixe de conferir nossas novidades” talvez o ideal seja um site mais dinâmico, que é o nossa próxima opção.

Sites Institucionais Estáticos:

 

http://www.repousobemmecare.com.br/

http://www.zeiss.com.br

 

Opção 3 – Site Institucional Dinâmico

 

Esse tipo de site é bem semelhante ao anterior, porém a característica que o diferencia é que ele pode ser alterado por “qualquer” pessoa sem conhecimentos profundos de programação, sendo assim, é possível inserir produtos e/ou serviços novos, alterar textos, imagens, a fim de deixar o site sempre atualizado de acordo com as novidades da empresa.

Se a empresa tem uma grande gama de produtos, e sempre cria novos, é muito importante deixar com que os consumidores saibam disso, e o site institucional dinâmico ajuda muito, além de poder inserir a foto do produto, é possível também inserir uma descrição sobre ele, o que vai ajudar o usuário a conhecer e tirar eventuais dúvidas.

Mas se o seu objetivo for não apenas falar sobre os produtos, mas vendê-lo pela internet, talvez a opção ideal para você seja ter um e-commerce, também conhecido como loja virtual. Quer saber melhor como esse tipo de site funciona? Só continuar lendo o próximo tópico.

Sites institucionais Dinâmicos:

 

http://www.jofashion.com.br/

 

Opção 4 – E-commerce – Loja Virtual

 

Já comprou ou pensou em comprar algo pela internet? É bem provável que sim, atualmente existem diversas lojas online, tanto de empresas que fizeram o nome com a loja física e depois adentraram no mundo virtual como as Casas Bahia, Lojas Americanas, entre muitas outras conhecidas.

Tem também as empresas que existem apenas virtualmente como a dafit, netshoes, entre outras. Mas a grande dúvida que fica é, como esse tipo de site funciona? E, será que é útil para o meu negócio?

Uma loja virtual tem como característica a possibilidade de vender produtos diretamente pela internet, seja você atacadista ou varejista. Na loja virtual você pode oferecer os mesmo produtos que ofereceria pessoalmente, porém a forma de entrega pode ser por meio de serviços de entrega como o correios ou através de uma transportadora.

Para quem trabalha vendendo produtos, esse tipo de site é muito indicado, ainda mais se a sua empresa tiver uma gama de produtos variados. Com uma loja virtual, você não precisa ficar a mercê de uma limitação física de espaço, uma vez que você tem a opção de inserir quantos produtos quiser, alterar preço, cor, características, e muito mais com apenas alguns cliques.

Com um e-commerce você pode vender sem fronteiras físicas, expandindo seu negócio nacionalmente, ou até internacionalmente.

 

Lojas Virtuais:

 

https://www.camiseteria.com/default.aspx

http://www.pintar.com.br/loja/

 

Um fator chave que impede muitos empresários de adquirir uma loja virtual própria, é o fator preço, já que de todas as opções de sites existentes, esse com toda certeza é o mais caro, mas o preço se justifica, pois requer um sistema de gerenciamento e segurança extremamente complexo.

Mas esse não precisa ser um fator que impede seu negócio online de decolar, atualmente existem serviços de aluguel de lojas virtuais que possibilitam alugar uma loja virtual através de um valor mensal, assim como se faria com um imóvel fixo. Se ficou curioso em como esse tipo de serviço, fale conosco.

Opção 5 – Sites One Page (Página única)

 

Esse tipo de site é uma tendência no mundo virtual, e é um tipo de site institucional. Se é um tipo de site institucional, por que então falar sobre ele separadamente? Porque embora possa ser utilizado como um site institucional, ele é diferente dos modelos padrão.

Como o próprio nome descreve, ele é um site de apenas uma página, por isso diferente dos sites mais tradicionais, que trazem as informações divididas por página, ele carrega todo o conteúdo apenas na home, e as demais informações vão sendo carregadas abaixo, conforme desce a página.

Muitos optam por essa opção porque costuma ser mais barata, porém nem sempre é o caso dependendo do layout escolhido. Você empreendedor não deve escolher essa opção apenas baseado no custo, se você tem uma gama de produtos e serviços bem limitada, essa talvez seja a opção ideal para você, afinal visto que você tem menos conteúdo é muito mais prático deixá-lo disponível de uma forma mais resumida, e com certeza o estilo de página única supre bem essa necessidade.

Porém se a sua empresa vende vários produtos ou serviços, o ideal é ter uma site institucional dinâmico ou até mesmo uma loja virtual dependendo do seu objetivo. 

Sites One Page:

 

www.mktacessivel.com.br

www.mundograma.com.br

 

Opção 6 – Portais

 

Esse tipo de site, não é tão comum de ser utilizado por empresas comuns, mas é importante saber o seu funcionamento, afinal esse pode ser o seu caso. Quando pensamos em portal, a palavra noticias aparece instantaneamente na nossa cabeça, isso acontece porque sites de notícia como o R7, G1, yahoo são os mais famosos quando se trata desse estilo de site.

O que define um portal não necessariamente é o fato dele trazer notícias, afinal, portal é qualquer site tenha como foco reunir uma grande gama de informações de diversos assuntos diariamente.

Logo empresas que trabalham com diversos segmentos podem sim ter um portal, no qual informa as novidades de cada segmento, a fim de deixar seu consumidor sempre bem informado, e influenciando assim os clientes a adquirir mais de um serviços ou produto de diversos segmentos da empresa, se esse for o seu caso, não deixe de investir nessa ferramenta poderosa.

Portais:

 

www.tecmundo.com.br

http://noticias.uol.com.br/

 

Opção 7 – Fóruns

 

Muitos de nós, quando temos algum problema técnico com nosso celular ou computador, recorremos a internet para ter alguma luz sobre o defeito, e como resultado, muitas vezes acabamos entrando em algum tipo de fórum, que nada mais é do que um site no qual usuários discutem problemas e soluções para um determinado assunto ou produto.

Tá, mas como isso tem a ver com a sua empresa? Simples, se você é uma empresa que fabrica seus próprios produtos, pode criar um fórum em conjunto com seu site institucional, no qual seus clientes poderão colocar problemas que eles têm com os produtos e dúvidas, nesse canal de comunicação, você poderá ajudar o cliente com o problema, e com isso fideliza-lo.

Fóruns:

 

https://productforums.google.com/forum/#!forum/chrome-pt

https://answers.microsoft.com/pt-br

 

Gostou do artigo e acha que ele pode ajudar aquele seu amigo empresário que está começando? Não deixe de compartilhar com ele.

Agora se você é o amigo que foi ajudado, não deixe de mencionar nos comentários como esse artigo te ajudou, ou se ainda tem alguma dúvida a respeito de qual tipo de website é melhor para você, estamos aqui sempre para te ajudar a crescer cada vez mais, fale conosco, somos acessíveis.