Por: & Categoria: Marketing de Conteúdo, Marketing Digital.

Quando assistimos qualquer tipo de esporte ficamos impressionados com as capacidades físicas e técnicas dos atletas envolvidos, e achamos que um time para ser o melhor, tem que possuir os melhores. Porém muitas vezes esquecemos de um aspecto importante para alcançar a vitória, a estratégia.

Com uma empresa, ocorre o mesmo, não adianta ter os melhores profissionais da área, com a melhor estrutura, matéria prima e afins, sem uma boa estratégia.

Pensando nisso, você tem que estruturar em como irá desenvolver um plano eficiente, mais do que isso, é importante que você crie uma estratégia com foco onde estão a maior parte do seus clientes – na internet.

Infelizmente usar o marketing digital sem uma abordagem estratégica ainda é comum nos dias de hoje.

Muitas empresas (independentemente do tamanho) estão perdendo oportunidades ou estão sofrendo com várias adversidades para se adequar a essa nova realidade.

Tendo em vista esta lacuna no mercado, quero ajudar você a criar uma estratégia eficiente que se adeque à realidade da sua empresa com apenas 9 passos simples.

1º Passo – Defina uma direção para sua estratégia

 

Defina uma direção para sua estratégia - Mark, Marketing AcessívelQuando você sai de casa para ir a algum lugar, normalmente já pré definiu como e por onde irá, ao fazer isso você está definindo uma direção, um alvo ou meta a ser alcançada.

Nos negócios também deve ser assim, quando queremos tentar algo novo, não basta apenas contratar alguém para fazer o serviço sem ter bem em mente o resultado que você deseja alcançar com ele.

Por isso, antes de decidir investir no mundo virtual, defina (de preferência por escrito) qual seu principal objetivo.

 

Vou dar 3 sugestões que podem ajudar:

  • Conquistar novos clientes
  • Afirmar a posição da sua empresa como especialista no mercado
  • Construir um relacionamento mais profundo com os clientes existentes

Se você não tem metas claras, você provavelmente não vai colocar recursos suficientes para atingir as metas, sendo assim você não terá como avaliar de forma real se você está atingindo essas metas.

Não perca mais tempo, determine agora mesmo uma direção para você seguir.

2º Passo – Faça uma análise 

 

Faça uma análise - Mark, Marketing AcessívelApós definir uma direção, é importante saber como segui-la. Todas as empresas, de todos os tamanhos tem espaço para crescer muito no mundo online.

Mas é importante saber que nem sempre você terá um público alvo suficiente para cobrir a quantia investida, e o contrário também se aplica, a demanda de clientes pode ser muito maior do que o esperado.

Por isso é importante fazer uma análise para saber qual o grau de investimento que você deve realizar.

 

 

3º Passo – Compare o que já é feito

 

Compare o que já é feito - Mark, Marketing AcessívelVocê deve estar pensando que esse passo é igual ao segundo, visto que para comparar é necessário conhecer.

Mas quando falei de analisar, estava falando principalmente de algo interno, voltado para a empresa propriamente dita. A dinâmica no mundo digital será diferente de canais tradicionais.

No mundo virtual pode ser que você tenha outro tipo de clientes, concorrentes, propostas e opções para comunicações de marketing, por isso é importante fazer uma comparação específica para o mundo online.

Quando falo para comparar o que outros estão fazendo, não quero dizer que você deva copiar o que está sendo feito, afinal, se o objetivo é se destacar, ou adquirir mais clientes, você tem que fazer diferente para se destacar.

E na hora de fazer algo diferente, é muito válido ver o que a concorrência está fazendo, e disso extrair o que eles fazem com perfeição, e o que deixam a desejar.

Observar como o seu concorrente trabalha, vai te ajudar a criar uma estratégia coerente com o mercado, fazendo com que a recompensa pelo seu trabalho seja ainda maior.

4º Passo – Pense em uma estratégia online

 

Pense em uma estratégia online - Mark, Marketing AcessívelSe sua estratégia de marketing digital for apenas algo secundário, que você faz apenas porque todos fazem, não irá conseguir ter resultados satisfatórios. Por isso é essencial que tudo comece com seus pensamentos.

O marketing digital no Brasil ainda é um bebê que está engatinhando, por isso é algo extremamente novo para muitas empresas.

Talvez você não tivesse ouvido falar sobre esse assunto até o momento, ou tenha conhecido essa nova ferramenta há pouco tempo. Se você não souber o que é marketing digital, veja o que é, e qual a importância nesse artigo.

Por isso é muito difícil “pensar no mundo virtual”, ainda mais se a sua empresa for pioneira no segmento a aderir esse novo método de comunicação.

5º Passo – Procure interações, não números

 

Procure interações, não números - Mark, Marketing AcessívelMuitos empreendedores já fazem o uso de algumas ferramentas digitais básicas como o Google Analytics e similares, porém esse tipo de ferramenta só mostram números, não sentimentos.

Você precisa usar outras formas de ferramentas de feedback para identificar seus pontos fracos e depois resolvê-los.

Por exemplo, se você percebeu que tem uma alta taxa de desistência no seu site, talvez seja interessante redesenhar a estrutura do site, facilitar as informações e se for o caso até fazer pesquisas no próprio site, a fim de investigar a causa do problema.

Não se limite a ver os dados e interpretá-los mecanicamente, inclua na sua estratégia de marketing digital utilizar esses dados a fim de causar interações, sejam suas com o cliente, e vice versa.

6º Passo – Utilize o que você já tem

 

Utilize o que você já tem - Mark, Marketing AcessívelQuando um barco tem dois remos que são movidos em direções opostas, ele simplesmente não sai do lugar e apenas fica rodando em círculos, porém quando os remos são movidos na mesma direção com a mesma intensidade, eles conseguem fazer o barco ir longe.

Da mesma forma é necessário saber alinhar a estratégia de marketing digital à estratégia de marketing tradicional, para que uma não atrapalhe a outra, e no fim elas se completem.

Se a sua empresa já tem um pouco de experiência no mercado, provavelmente ela já tem um plano de marketing tradicional montado e operante.

Esse plano pode e deve ser aproveitado para a criação da estratégia digital. Ao utilizar o que já existe você aproveita um material consistente capaz de promover um resultado muito maior.

7º Passo – Escolha bem suas ferramentas

 

Escolha bem suas ferramentas - Mark, Marketing AcessívelAté aqui você provavelmente já tem em mente um rascunho de uma estratégia, após ter definido qual a direção e as bases para apoiar essa direção, é importante começar a navegar.

E não adianta querer fazer isso sem as ferramentas adequadas. Mas quais são essas ferramentas?

Quando falamos de marketing digital, existe um leque de opções para atrair, construir ou fidelizar sua relação com o cliente. A ferramenta a ser escolhida vai depender muito da sua direção (seu objetivo).

Mas uma dica importante é: evite utilizar mais de uma ferramenta para a mesma função ao mesmo tempo, ao invés disso procure algumas opções, teste e veja qual mais se adequa ao seu negócio.

Utilizar diversas ferramentas para uma mesma tarefa pode te fazer perder o foco, e mais vai te atrapalhar do que ajudar.

8º Passo – Investir em pessoas é investir na empresa

 

Investir em pessoas é investir na empresa - Mark, Marketing AcessívelQuando uma empresa é nova, uma das maiores dificuldades encontradas é em relação ao setor financeiro, e por isso muitas vezes você como empresário acaba querendo fazer coisas que não sabe a fim de “cortar custos”.

Com isso os recursos que são dedicados ao planejamento e execução de marketing digital são bem fracos, o que torna difícil para e empresa responder a ameaças competitivas de forma eficaz.

Quando há um investimento em profissionais qualificados, o gasto inicial no final das contas acaba saindo muito mais barato do que fazer as coisas por conta própria.

Por isso, ao montar uma estratégia é importante definir, quem será responsável pelo planejamento, criação e gerenciamento do conteúdo digital da empresa.

Quando você investe na contratação ou terceirização, você está na verdade investindo na qualidade, e essa é uma característica que irá aparecer mesmo que de forma implícita.

9º Passo – Planeje os prazos

 

Planeje os prazos - Mark, Marketing AcessívelÉ muito diferente dizer que você deseja aumentar as vendas, e dizer que deseja aumentar as vendas em 10% em 6 meses.

Você já conhece seu público alvo, sabe o potencial dele, e todas as variáveis incluídas no mercado, por isso é necessário definir um prazo para poder verificar se suas estratégias de marketing digital estão coerentes com suas ações e resultados.

Não perca mais tempo, faça agora mesmo seu planejamento de marketing digital e parta para a ação, em um mundo no em que a informação se expande tão rápido, é essencial você ser o primeiro. Se precisar de ajuda para planejar, estamos aqui para te dar total apoio, fale conosco!

Confira abaixo um infográfico que resume esses 9 passos para criar uma estratégia de marketing digital eficiente!

 

Infográfico: 9 passos para criar uma estratégia de marketing digital eficiente - Mark, Marketing Acessível