Por: & Categoria: Marketing de Conteúdo, Marketing Digital.

Marketing de conteúdo é uma forma incrível de atrair visitantes para seu site, porém só criar textos pode ser massante e cansativo para o usuário. Para que isso não aconteça é importante fazer uso de imagens e outros recursos visuais.

O principal objetivo de criar conteúdo, é conseguir ensinar algo para o seu público, e como recompensa, você leitores, que se tornarão seguidores, depois leads, e por fim clientes.

Mas o uso de imagens, infográficos e outros recursos visuais tem a ver com criar um conteúdo atrativo e objetivo? TUDO!

Somos seres essencialmente visuais

 

De acordo com um psicólogo especialista em comunicação, Albert Mehrabian, cerca de 93% de toda a comunicação é não verbal. Esse número pode parecer irrealista e assustador, mas quando paramos para analisá-lo ele começa a fazer mais sentido.

Pense por exemplo, em como reagimos à linguagem corporal, conseguimos “adivinhar” o que os outros querem de nós, sem ao menos dizer 1 palavra, apenas com gestos.

Podemos pensar também no porque os filmes mudos são tão atraentes para muitos de nós, apesar da falta de diálogo verbal. O que vemos tem um efeito profundo sobre o que fazemos, como nos sentimos e quem somos.

Por isso, a forma como você usa os imagens, gráficos e vídeos afeta muito como você e sua empresa são percebidos pelos seus cliente potenciais.

O conteúdo visual através de imagens, infográficos e vídeos estimula o engajamento do público.

Quando analisamos as redes sociais por exemplo, quantas pessoas compartilham textos (mesmo que pequenos)? Poucas.

Agora pense em quantas pessoas curtem e compartilham imagens e vídeos. Dá para dizer que praticamente todo mundo que é ativo nas redes sociais. Não sou eu que estou dizendo isso, é a  ciência do neuromarketing que está.

Se você ainda não está convencido a respeito do poder das imagens veja alguns comentários interessantes feitos por neurologistas e outros especialistas:

 

  • Os gráficos aceleram e aumentam a compreensão, o recolhimento e a retenção;

 

  • Imagens aumentam ou afetam emoções e atitudes;

 

  • Gráficos impulsionam a nossa imaginação e aumentar o nosso pensamento criativo, estimulando outras áreas do nosso cérebro (que por sua vez leva a uma compreensão mais profunda e precisa do material apresentado);

 

  • Em uma conversa normal, a importância das palavras é 7%, a tonalidade da voz é 38% e da linguagem corporal é 55%;


Como funciona o processo cognitivo:

 

A importância de imagens e infográficos para o marketing de conteúdo

 

Você sabia que?

 

90% da informação transmitida ao cérebro é visual;

 

O cérebro processa informações visuais 60.000 vezes mais rápido do que em texto;

 

40% das pessoas respondem melhor a uma imagem do que à 1.000 palavras (tem um ditado popular que diz exatamente isso);

 

46% dizem que o design de um site é o critério número 1 para discernir a credibilidade de uma empresa;

 

700 vídeos do YouTube são compartilhados no Twitter a cada minuto;

 

O Pinterest gera mais tráfego de referência do que o Google+, o YouTube e o LinkedIn JUNTOS;

 

Fotos no Facebook geram mais interações do que texto, vídeos e links;

 

Os visitantes gastam 100% mais de tempo em páginas que têm vídeos interessantes para eles;

 

Os consumidores que assistem a um vídeo de um produto têm 85% mais probabilidade de comprar esse produto;

 

Se você ainda não está se concentrando na criação de conteúdo visual em sua estratégia de marketing de conteúdo, seja na mídia social ou em suas campanhas de e-mail, é hora de repensar o seu planejamento.

Depois de ler sobre todos esses dados, pense nos benefícios de incorporar imagens significativas e auto explicativas para aumentar o alcance e engajamento das suas postagens.

Isso fará com que a imagem da sua marca seja percebida de uma forma muito mais valorizada e presente.

Se você ainda está em dúvida sobre como criar conteúdo visual atrativo, fale conosco, será um prazer sugerir a solução ideal para o seu negócio.