Por: & Categoria: Marketing de Conteúdo, Marketing Digital.

Marketing é um termo complexo que tem várias definições, segundo Kotler “Marketing é o processo social pelo qual indivíduos e organizações obtêm o que precisam e querem através da criação e troca de valor com os outros.”

Acho essa definição interessante, mas tem como ser mais simples, por isso criei minha própria: “Marketing é a arte do relacionamento entre pessoas, na qual tem como resultado a aquisição de algo tangível ou não”.

A forma como o marketing tradicional trabalha, está se tornando cada vez menos efetivo por minuto, mas o marketing é muito abrangente e por isso evoluiu para se adaptar às novas realidades do mercado.

Enquanto o marketing tradicional é estático, custoso, o marketing de digital é dinâmico, adaptável, e procura estar em todos os lugares que for possível, além de ser muito mais barato.

O marketing digital busca atender o consumidor no mundo dele através de várias ferramentas virtuais. As técnicas de marketing on-line são muitas, enquanto as antigas morrem, as novas pegam velocidade.

Uma ferramenta em particular que permanece muito forte a cada dia, inclusive é uma das mais importantes, é o marketing de conteúdo.

O que é marketing de conteúdo

 

Fale sobre o seu produto com marketing de conteudo

O marketing de conteúdo é focado na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter uma audiência claramente definida, como resultado é possível impulsionar a ação do cliente a fim de que ele compre um produto ou serviço.

Em vez de falar diretamente sobre seus produtos ou serviços, e o quão maravilhosos e incríveis eles são, você irá abordar o consumidor de uma forma mais sutil, de um jeito que ele não percebe que você está vendendo algo para ele.

Na verdade, você estará fornecendo conteúdo verdadeiramente relevante e útil para seus clientes potenciais para ajudá-los a resolver seus problemas, e como consequência disso, seus produtos ajudarão na resolução.

3 Benefícios principais de usar marketing de conteúdo

 

Existem vários benefícios de utilizar o marketing de conteúdo, mas existem 3 que são os mais matadores:

  • Aumento das vendas
  • Poupança de custos
  • Fidelizar clientes

Use o marketing de conteúdo para atrair clientes e aumentar suas vendas

Pessoas são o alvo do marketing de conteúdoComo dia acima, o conteúdo criado tem que ser útil e importante para seu cliente, por isso, antes de sair escrevendo um monte de coisas aleatórias, é importante você conhecer o seu comprador em potencial.

Quando você opta por criar conteúdo para seu site tem que fazer isso com qualidade. Não vai adiantar nada escrever um monte de coisa sem sentido apenas para fazer volume ou para ter uma repetição da suas palavras chave.

Se você quiser atrair qualquer tipo de tráfego e conversões você tem que criar valor através do seu conteúdo.

Diferente do que muitos pensam, não é só o Google que vai classificar seu site como tendo um bom conteúdo, seus visitantes também compartilharão seu conteúdo, e ser for realmente bom, continuarão  retornando e se tornando leitores fiéis, logo terão maior potencial para se tornarem compradores.

Gaste menos com o marketing de conteúdo

 

Acerto o cliente certo com marketing de conteúdoEstratégias de marketing tradicionais como comerciais na TV, propagandas em rádios e revistas, outdoors e muitos outros são realmente caras e impraticáveis para pequenas empresas.

Enquanto isso os produtos de marketing digital como anúncios no google, em redes sociais, e principalmente o marketing de conteúdo que é o nosso foco no momento, tem um custo infinitamente menor e por isso é acessível para pequenas, médias e grandes empresas.

Inclusive, se você conseguir montar uma estratégia de marketing digital forte, conseguirá reduzir sua equipe de vendas, visto que as ferramentas digitais farão a maior parte do trabalho.

 

Fidelize seus clientes através de conteúdo de qualidade

 

Você só volta à um restaurante se a experiência que teve na primeira vez foi boa. O mesmo acontece com os consumidores digitais.

Existe uma gama enorme de opções para o consumidor, o poder de escolha está 100% na mão dele, por isso, você não pode desperdiçar sua oportunidade de encantar o cliente para que ele volta mais vezes.

Para que isso aconteça, toda a experiência tem que ser boa, o site tem que ser rápido e fácil de navegar, as cores tem que ser atraentes, e o principal: o conteúdo tem que ser excelente.

Como saber se o conteúdo é bom

 

a Opinião dos seus clientes é o ponto chave do marketing de conteúdoLembre-se sempre: você irá criar conteúdo para seu consumidor, e não pra você! Então, na hora de escrever, esqueça seus gostos pessoais, eles não são importantes, tenha o foco no cliente.

Se você já faz uso da estratégia de marketing de conteúdo, poderá saber se o seu conteúdo é valioso ao vê-lo a partir dos olhos de um visitante. Ao visitar seu site, pergunte-se:

Ofereço algum conselho significativo e relevante para meu cliente em potencial? Alguns exemplos de conteúdo de alto valor incluem: como fazer uma revisão das tendências da indústria, informações sobre novas pesquisas e dicas sobre um assunto relevante para seu público.

 

Conteúdo é a evolução do passado, presente e futuro do marketing

 

O marketing de conteúdo é focado na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente.

Sim, você já leu essa frase hoje, mas desta vez remova as 3 palavras finais: valioso, relevante e consistente. Sem essas 3 palavras chave, o conteúdo será apenas lixo informacional.

Infelizmente esse lixo é algo comum que eu e você recebemos de empresas que tentam vender o “material” delas. Muitas empresas nos enviam informações o tempo todo, para piorar, na maioria das vezes o conteúdo não é muito relevante ou valioso.

Se você está pensando em adotar essa estratégia, pense bem nisso, o consumidor está cada vez mais seletivo, se você quiser fazer parte do futuro do marketing de conteúdo, não se esqueça nunca das 3 palavras chave: valor, relevância e consistência.